terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CONFIRMADA POSSIBILIDADE DE DESASTRE EM PORTO VELHO: BARRAGEM DAS HIDRELÉTRICAS PODEM ROMPER A QUALQUER MOMENTO | Mais Rondônia

CONFIRMADA POSSIBILIDADE DE DESASTRE EM PORTO VELHO: BARRAGEM DAS HIDRELÉTRICAS PODEM ROMPER A QUALQUER MOMENTO | Mais Rondônia:

A cidade de Porto Velho, a capital do estado de Rondônia, nunca esteve tão ameaçada pelas cheias do rio Madeira. A barragem de Jirau poderá se romper se não houver um controle do nível do reservatório da hidrelétrica de Santo Antônio.
UHE Santo Antônio (ainda em construção) e ao fundo a cidade de Porto Velho
O “X” vermelho é para encobrir a propaganda mentirosa do consórcio que diz “Desenvolvimento sustentável
para Rondônia e para o Brasil”


Telma Monteiro


Resgatando um pouco da história das usinas do Madeira
O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de Rondônia ajuizaram uma Ação Civil Pública (ACP) com pedido liminar contra a mudança de localização da usina de Jirau, no rio Madeira. Isso aconteceu em 25 de agosto de 2008.  A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enersus), hoje ESBR, são os réus da ação.
Os autores da petição inicial, o Procurador MPF de Rondônia, Heitor Alves Soares e a Promotora de Justiça do Estado de Rondônia, Aidée Maria Moser Torquato Luiz,
pediram a anulação do Leilão n° 005/2008 e do respectivo contrato de concessão firmado entre a União e o consórcio ESBR. Para o MP o IBAMA não deveria ter concedido a Licença de Instalação que autorizou a construção do empreendimento na nova localização, 9,2 quilômetros rio abaixo, proposta pelos empreendedores.

Erro de cálculo ou estratégia para obter mais dinheiro do BNDES, nunca se saberá, já que não dá para aferir quanto foi escavado ou qual teria sido a previsão original.
Hoje o desastre não está apenas anunciado, já está confirmado.
Fonte: +RO  www.maisro.com
Autor: Telma Monteiro
'via Blog this'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog Fronteira Fashion não se responsabiliza por comentários dos leitores